sexta-feira, 23 de julho de 2010

Papos de escola

Na infância e adolescência meus professores sempre chamavam a minha mãe para um bate-papo. Era sempre a mesma coisa:


Professora: Sua filha é uma ótima aluna, inteligente, boas notas, porém FALA DEMAIS.
Mãe: Eu sei! De acordo com ela são assuntos extremamente importantes que devem ser abordados na aula.
Professora: Não sei, ela não gosta de compartilhar comigo os paralelos.
Mãe: Ah...essa menina...
Professora: Ela atrapalha o rendimento na aula, comenta assuntos do rádio e da televisão, quer fazer paralelo com tudo incitando uma discussão em sala.
Mãe: Desculpe, eu pensei que a escola servia para ensinar e fazer paralelos mesmo com o mundo lá fora. Os psicólogos chamam isso de base.
Professora com um olhar reprovador para o meu sorriso debochado: Não quero discutir meu método de ensino com a senhora, apenas converse com ela para que ela manere nas conversas.
Mãe: Tudo bem! Fique tranquila.


No ensino médio minha mãe foi chamada para uma reunião porque fui suspensa. Motivo? Colocava cadeiras no corredor durante as aulas de física e biologia para conversar com os amiguinhos...rs


Mãe: Eu sei que ela fala demais, posso assinar a convocação?
Professora: Claro, porém peço que converse com ela sobre isso. Eu falo, entretanto, ela finge não me ouvir.
Mãe: Acredite em mim, não tem jeito, desde pequena ela sempre foi curiosa e gosta de dividir tudo que aprende com outras pessoas.
Professora: A próxima suspensão será de três dias em casa, ok?
Mãe: Ela vive dizendo que quando sair dessa porcaria vai ser jornalista. Além disso, esse comportamento é comum na área de comunicação.
Professora: Apenas converse com ela.
Mãe: Só Deus na vida dessa menina.


O tempo passou e quando terminei a escola, fiz o Enem com o objetivo de ganhar uma bolsa de estudos integral, e consegui. Entretanto, não foi para o curso de jornalismo e sim para psicologia (minha última opção na inscrição). Comecei, tentei, chorei e tranquei. Mais uma vez o tempo passou e comecei a trabalhar e guardar uma grana para pagar a faculdade de jornalismo e consegui. Hoje, vendo o almoço e a janta para pagar a mensalidade. Resultado: PASMEM Estou muito feliz, obrigada! Só falta um emprego na área para completar a satisfação.


Mãe: Jornalismo? Tem certeza minha filha?
Eu: Absoluta.
Mãe: Deus te proteja!
Eu: Amém...rs