segunda-feira, 28 de junho de 2010

“Concede-nos uma entrevista?”

“Concede-nos uma entrevista?” Esse foi o convite que recebi pelo meu perfil no twitter do site Whohub. A rede social é um diretório de entrevistas online para profissionais de diversas áreas, que permiti melhorar a identidade digital do usuário em sites de busca. Desenvolvido por profissões criativas, permite uma analise sobre sua trajetória, além de criar oportunidades de ser encontrado por empresas, clientes, sócios e colegas.

O site tem a mesma função do formspring, isto é, você pergunta e eu respondo. A seguir um pouco da sabatina...rs

JORNALISMO

Qual é sua especialidade? De que assuntos você trata?

Jornalista em formação. A minha especialidade é comunicação, ou seja, toda matéria é bem vinda. Gosto de jornalismo cultural, política, esportes e cotidiano.

Em que meios você trabalhou?

Tenho um blog que compartilho textos autorais e opinativos. Busco sempre escrever de forma pessoal. Exponho meus pontos de vista de acordo com a minha personalidade. Pretendo atuar em jornais, rádio e televisão com o objetivo de ter uma visão completa sobre a área de comunicação

Um endereço web onde possamos ver algo sobre você?
Blog: http://www.ercilia-ribeiro.blogspot.com/
Twitter: @lia_ribeiroo

O que é noticia? 

É a matéria prima do jornalismo, isto é, são os fatos e acontecimentos relevantes para a sociedade. Entretanto, na apuração da reportagem é preciso ética e respeito à inteligência do leitor.

O que é para você a objetividade?

É ser claro, conciso e coerente como exige a comunicação.

Qual é a melhor manchete que você leu?

Revista Caros Amigos: “Ele não fala” Luis Fernando Verissimo. Ele é tímido demais e odeia dar entrevistas. Logo, ele decidiu fazer uma espécie de “mesa redonda” com os colunistas, porém foi por e-mail. Aborou temas como política, educação e vida profissional. Respondeu todas as perguntas, foi simpático, claro e com um humor impagável.

Qual é a manchete que você gostaria de ver algum dia nos jornais?

São muitas, entre elas: Brasil é o país com a melhor qualidade de vida, O fim da corrupção no Brasil e Brasil supera desigualdade social

Que jornal você compra aos domingos? Onde você o lê? 

Entre O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e jornais online. Costumo ler em casa, porém não é regra.

A liberdade de expressão acaba onde começa a linha editorial da mídia? 

O jornalismo de hoje é uma indústria, ou seja, é um negócio que objetiva o lucro. Cabe ao profissional de comunicação buscar trabalhar naquilo que acredita e defende. A liberdade de expressão não deve e nunca vai acabar, há sempre outros meios.

O jornalismo de analise e investigação está se perdendo? 

Não. Ainda existem profissionais sérios que apuram os dois lados da história Com uma câmera em cada telefone, cada cidadão se transforma em um correspondente? Sim. Entretanto, ele é apenas um colaborador, pois, um profissional de comunicação necessita de muitas qualidades e não apenas uma câmera na mão.

Como você explica o auge do jornalismo dedicado ao show business?

O jornalismo é um negócio que visa o lucro. É uma pena que nessa história seja armada a lona do circo.

Qual é sua posição sobre o direito dos famosos a sua intimidade?

É comum nos depararmos com a privacidade alheia nos meios de comunicação. Na questão dos famosos, quando a pessoa tem uma vida pública é comum que as demais pessoas e a mídia tenham curiosidade em relação a ela, e não temos como impedir essa atitude. Cabe ao famoso colocar limites e não se expor ao ridículo.

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