domingo, 8 de maio de 2011

Movimento na internet reivindica mudança na história do rádio

Selo em comemoração dos 150 anos de nascimento do Padre Landell de Moura
http://www.correios.com.br/

Você conhece o Movimento Landell de Moura? O site sem fins lucrativos tem como objetivo o reconhecimento oficial do padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura (1861-1928), como o verdadeiro inventor do rádio por meio de um abaixo-assinado. Além do movimento, está em curso no Congresso Nacional a inclusão do nome do padre no Livro dos Heróis da Pátria.

Hoje, a maioria dos livros de história reconhece o nome do cientista italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) como inventor do rádio, no entanto, segundo o MLM em 1899, Landell de Moura, na cidade de São Paulo, realizou a primeira transmissão de voz com sucesso na região de São Paulo. Esse importante momento na história do rádio foi documentado em patentes, manuscritos, testemunhado e noticiado pela imprensa do Brasil e exterior.

Apesar do sucesso da experiência, Landell de Moura, não conseguiu sensibilizar os brasileiros. Pelo contrário, um grupo de fiéis achou que o padre “falava com o demônio” o que resultou na destruição dos seus aparelhos. Landell morreu aos 67 anos com tuberculose e sem o devido reconhecimento. 

Acesse o http://www.mlm.landelldemoura.qsl.br conheça um pouco mais sobre a história, confira os documentos, assine e ajude a divulgar para que o mundo reconheça e repare essa injustiça histórica.